CBO em Ação

CBO em ação janeiro: confira as principais notícias da Oftalmologia

CBO em ação janeiro: confira as principais notícias da  Oftalmologia

CBO em ação janeiro: confira as principais notícias da Oftalmologia

Em janeiro de 2022, o Conselho contou com inúmeros acontecimentos. Assim, o CBO em ação trouxe alguns resumos das principais situações que ocorreram. 

 

A Oftalmologia Brasileira deu início ao ano de 2022 cercada de importantes acontecimentos. Encontros que foram decisivos para o futuro da especialidade e para o aprimoramento da saúde ocular dos brasileiros. 

O boletim CBO em Ação do mês de janeiro traz um resumo dos principais acontecimentos desse período. 

Capitation 

O CBO deu início à campanha “Diga Não ao Capitation”, que visa alertar os médicos e a população sobre práticas inadequadas de planos de saúde. O objetivo é combater o redimensionamento da rede médica por parte dessas operadoras, uma vez que tal prática culmina no descredenciamento de muitos especialistas, e deixa os pacientes com opções escassas de assistência perto de suas casas.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), deu início ao ano promovendo a Campanha Diga Não ao Capition. A ação veio para alertar os especialistas sobre as práticas inadequadas de operadoras de planos de saúde que utilizam do redimensionamento da rede médica credenciada visando impor o atendimento em centros de exames e cirúrgicos específicos. 

 

5° Convenção CBO 

Mais de 80 líderes se reuniram nos dias 28 e 29 de janeiro, de forma remota, para a 5° Convenção do Conselho. O encontro foi promovido com o objetivo de oferecer para o centro de debate questões de grande relevância para a saúde da população e para a medicina oftalmológica no Brasil.

Em uma entrevista com a Dr. Maria Auxiliadora Frazão, coordenadora da Comissão de Ensino CBO, esteve presente na convenção, “Em um ambiente coletivo, conseguimos discutir questões como saúde suplementar, saúde pública, envolvimento jurídico e ações que o CBO cada vez mais vem tomando em prol da oftalmologia brasileira”, comentou. 

O Dr. José Ottaiano Beniz, Ex-Presidente do CBO, que também esteve presente na convenção e passou seu cargo ao Dr. Cristiano Caixeta, novo Presidente da CBO “A reunião que tivemos hoje, foi e está sendo extremamente importante para o futuro da oftalmologia em geral. E claro, todos puderam presenciar a posse e as fotografias”, nos contou. 

Em comando da Diretoria do CBO, a reunião contou com a presença do Presidente da Sociedade Temáticas e Estaduais da Oftalmologia, ex-Presidentes e especialistas de diversas áreas, como, direito, economia, saúde suplementar e assessoria de comunicação e imprensa.

Em seguida, no dia 28 ocorreu a cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, na qual o Dr. José Beniz Neto foi homenageado e teve seu nome inserido na galeria dos Ex-Presidentes. 

“Meus amigos, oftalmologistas e todo Brasil, quero aproveitar essa oportunidade para agradecer essa oportunidade para agradecer a presença e a companhia de todos que me acompanharam nesses 2 anos como presidente no Conselho. Foi uma honra ter dirigido ao lado de uma diretoria tão expressiva, em uma época de pandemia”, expressou o Dr. José Beniz Neto, Ex-Presidente.

A posse foi concedida ao atual presidente do CBO, Dr. Cristiano Caixeta Umbelino, que estará junto ao Vice-Presidente Carlos Moreira Junior, o Secretário Geral, Jorge Rocha, o tesoureiro Frederico Valadares Pena e a Primeira Secrétaria Wilma Lelis Barboza.

“Atuar nas diretorias do CBO, é de grande importância e responsabilidade, considero um momento simbólico receber a honra de ser Presidente no Conselho Brasileiro de Oftalmologia, é de fundamental importância. Quero que todos vocês tenham a certeza de que vou trabalhar junto à diretoria e aos colegas dispostos, para lutarmos pela classe de oftalmologistas da melhor maneira possível”, declarou Dr. Cristiano Caixeta Umbelino, atual Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. 

 

Orientações sobre retinoblastoma

Para finalizar janeiro, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em parceria com a Sociedade de Oftalmopediatria e a Sociedade Brasileira de Oncologia Ocular, emitiram importantes orientações sobre o diagnóstico precoce do retinoblasma e seu tratamento. 

O alerta repercutiu nacionalmente em diversos veículos de imprensa, unindo-se à corrente de apoio que trouxe luz a esse tema de extrema relevância para a população.

O CBO em ação fica por aqui. Compartilhe este informativo para que alcance os colegas especialistas de todo o país. Até o próximo boletim.   


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

Câmara se ilumina de verde para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do glaucoma CBO em Ação

Câmara se ilumina de verde para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do glaucoma

Boletim CBO em Ação CBO em Ação

Boletim CBO em Ação

Mutirões de consultas e cirurgias oftalmológicas devem seguir recomendações técnicas para proteger a saúde dos pacientes, orienta o CBO CBO em Ação

Mutirões de consultas e cirurgias oftalmológicas devem seguir recomendações técnicas para proteger a saúde dos pacientes, orienta o CBO

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO