CBO em Ação

CBO notifica órgãos competentes para que fiscalizem atos médicos realizados em Unidade Móvel Oftalmológica

 CBO notifica órgãos competentes para que fiscalizem atos médicos realizados em Unidade Móvel Oftalmológica

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), por meio do seu Departamento Jurídico, enviou representação aos órgãos responsáveis a fim de fiscalizar atos médicos realizados no interior de um veículo onde são realizados atendimentos oftalmológicos, incluindo procedimentos invasivos e cirúrgicos. As consultas eram oferecidas por meio de um projeto social, fruto de uma parceria entre a Associação Fazer o Bem e o Projeto Olhar. A Unidade Móvel Oftalmológica percorreu vários municípios dentro do Estado do Mato Grosso do Sul.

Há a suspeita de que a estrutura oferecida não observa os requisitos mínimos para preservar a qualidade, eficiência e segurança dos atos práticos. Sob o pretexto de facilitar o acesso ao atendimento especializado, os responsáveis colocam em risco a saúde ocular da população atendida. O caso foi denunciado ao CBO por um de seus associados.

“Aguardamos o posicionamento dos órgãos responsáveis, confiando que serão tomadas as devidas medidas a fim de apurar as possíveis irregularidades médicas”, solicita o presidente do CBO, José Beniz Neto.

Ele destaca que esta ação foi um importante passo para a busca de medidas eficazes contra a atuação médica que não observa parâmetros éticos e técnicos. José Beniz Neto lembrou do apoio que tem sido dado pelos oftalmologistas no acompanhamento de práticas irregulares.

“A importância do auxílio de cada associado no envio das denúncias, fatores cruciais para a continuidade do bom trabalho em prol do desenvolvimento e defesa da classe médica oftalmológica”, disse. O presidente reforçou ainda que o Departamento Jurídico do CBO continuará acompanhando o desenrolar deste caso na perspectiva de combater o exercício ilegal da medicina e defender a oftalmologia brasileira.

 

 


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

“Saúde Ocular  é com o Médico Oftalmologista” - Entrevista do Presidente CBO à CNN CBO em Ação

“Saúde Ocular é com o Médico Oftalmologista” - Entrevista do Presidente CBO à CNN

Após denúncia dos oftalmologistas, a Justiça do Piauí proíbe mutirões de consultas e exames feitos por não médicos CBO em Ação

Após denúncia dos oftalmologistas, a Justiça do Piauí proíbe mutirões de consultas e exames feitos por não médicos

Justiça de Goiás proíbe optometrista de cometer atos que são exclusivos de médicos oftalmologistas CBO em Ação

Justiça de Goiás proíbe optometrista de cometer atos que são exclusivos de médicos oftalmologistas

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO