Informativos Jurídicos

DISCUSSÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS AO COMBATE DO EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA POR OPTOMETRISTAS

DISCUSSÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS AO COMBATE DO EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA POR OPTOMETRISTAS

INFORMATIVO JURÍDICO N.28/2021


CBO SE REÚNE COM O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO PARA DISCUSSÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS AO COMBATE DO EXERCÍCIO ILEGAL DA MEDICINA POR OPTOMETRISTAS

Informamos a reunião ocorrida na data de 23.04.2021 entre o Departamento Jurídico do CBO com o Ministério Público do Estado do Maranhão - MPMA, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde – CAOP/Saúde, órgão auxiliar do MP responsável pelas questões que envolvem a saúde da população.

A Reunião versou sobre estratégias para aperfeiçoar o combate ao exercício ilegal da medicina. O CBO reiterou o efeito vinculante da ADPF 131, e ofereceu auxílio ao MP para tratar das demandas relacionadas à ilegalidade praticada por Optometristas.

Importante ressaltar que o Ministério Público do Maranhão já tinha uma nota técnica favorável à defesa do Ato Médico e contrário ao exercício ilegal da Medicina por optometristas, fruto do trabalho do Departamento Juridico do CBO no ano de 2018.

Também ficou definido que o Departamento Jurídico irá fornecer toda a documentação e auxílio necessário para que a nota técnica possa ser melhorada com o acórdão da ADPF 131, além disso, o CAOP/SAÚDE irá informar todos os promotores de justiça do Estado para tomarem conhecimento da ADPF 131 e seu efeito vinculante, para combater de forma ainda mais efetiva a invasão da profissão médica por optometristas.

Por fim, será realizado um trabalho técnico de informação em que o Departamento Jurídico irá fornecer todos os dados das denúncias realizadas no Estado do Maranhão para que o MP tome conhecimento da magnitude do exercício ilegal da Medicina no Estado e tome as providências necessárias para dar maior efetividade ao trabalho do CBO.

Esta é mais uma medida efetiva do CBO, representada pelo Departamento Jurídico, para que a ADPF 131 tenha eficácia plena em prol da defesa do exercício legal da classe oftalmológica.

 

CLIQUE AQUI PARA LER O OFÍCIO DE 2018, MENCIONADO NO TEXTO ACIMA

 

DEPARTAMENTO JURÍDICO DO CBO
23.04.2021


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

CBO NOTIFICA GRUPO OPTY E BRASIL OLHOS PARTICIPAÇÕES S/A Informativos Jurídicos

CBO NOTIFICA GRUPO OPTY E BRASIL OLHOS PARTICIPAÇÕES S/A

ANS determina abertura de processo administrativo contra SulAmérica Informativos Jurídicos

ANS determina abertura de processo administrativo contra SulAmérica

DEPARTAMENTO JURÍDICO DO CBO SE REUNE VIRTUALMENTE COM O MP DO ESTADO DO ACRE PARA INSTRUMENTALIZAR AÇÕES PRÁTICAS VISANDO A EFICÁCIA DA ADPF 131 Informativos Jurídicos

DEPARTAMENTO JURÍDICO DO CBO SE REUNE VIRTUALMENTE COM O MP DO ESTADO DO ACRE PARA INSTRUMENTALIZAR AÇÕES PRÁTICAS VISANDO A EFICÁCIA DA ADPF 131

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO