CBO em Ação

Eleições 2021 CBO - Informativo

Eleições 2021 CBO  - Informativo

11/05/2021

Informativo CBO: Eleições 2021

Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)

Informamos aos nossos associados que a eleição do Presidente, Vice-Presidente e Secretário Geral, quatro membros Titulares do Conselho de Diretrizes e Gestão (CDG), bem como componentes do Conselho Fiscal “Professor Heitor Marback”, será realizada este ano, durante o 65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia.

Os cargos eletivos da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal são preenchidos por intermédio de chapas e os do CDG por candidatura individual, sendo vedada a candidatura em mais de um cargo e participar de mais de uma chapa.

A apresentação das candidaturas deverá ser feita por meio de ofício dirigido ao 1° Secretário, Dr. Jorge Rocha, até o dia 30 de junho de 2021. Além do ofício, enviar: Certidão Negativa de Débitos da Receita Federal; uma cópia do RG, do CPF e do CRM.

Clique nos links abaixo e acesse o modelo de carta referente a cada candidatura. Ressaltamos que é de caráter obrigatório que essa carta seja preenchida e enviada juntamente com os demais documento no e-mail de apresentação de candidatura. 

Ressaltando que, para se candidatar aos cargos eletivos, é necessário ser Associado Titular, estar em dia com a anuidade e não ter nenhum débito junto à Receita Federal.

Os interessados deverão enviar toda a documentação no email eleicoes2021@cbo.com.br  e solicitar comprovação de entrega.

Informações Adicionais:

Estatuto CBO

Das Eleições

Art. 61 A eleição do Presidente, Vice-Presidente e Secretário Geral, membros Titulares do CDG, bem como do Conselho Fiscal “Professor Heitor Marback” será realizada durante o Congresso Brasileiro de Oftalmologia por voto direto e secreto, observado o disposto no Regimento Interno.

Art. 62 O resultado da eleição será divulgado na Assembleia Geral do Congresso.

  • O mandato da Diretoria Executiva é de 2 (dois) anos com início no dia 1º de janeiro do ano seguinte ao de sua eleição.
  • Os meses de transição que se seguem da eleição ao início do novo mandato servem para entrosamento e transferência dos atos de gestão, realização de auditoria, prestação de contas e elaboração de relatório circunstanciado de final de mandato.

Art. 63 Para concorrer aos cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretário Geral ou integrar o Conselho Fiscal “Professor Heitor Marback”, é necessário cumprir o que determina este estatuto e o Regimento Interno.

Art. 64 Para concorrer a Membro do Conselho de Diretrizes e Gestão é necessário ser associado na categoria Titular há mais de 5 (cinco) anos, estar em dia com o pagamento da anuidade e se inscrever em consonância com o artigo abaixo e o Regimento Interno.

Art. 65 A apresentação das candidaturas deverá ser feita por meio de ofício dirigido ao Secretário Geral, até o dia 30 de junho. Esse ofício deverá estar acompanhado de certidão negativa de débitos de cada candidato.

Art. 66 O 1º Secretário e o Tesoureiro são de livre escolha do Presidente eleito que poderá substituí-los em qualquer época.

Parágrafo único. É condição indispensável para assumir esses cargos, apresentar certidão negativa obtida junto à Receita Federal.

Art. 67 O Presidente e o Vice-Presidente não poderão ser eleitos para os mesmos cargos no mandato subsequente.

Regimento Interno do CBO

Do Processo Eleitoral

Art. 49. A eleição para Presidente, Vice-Presidente e Secretário Geral da Diretoria Executiva, para membros do Conselho Fiscal e membros titulares do Conselho de Diretrizes e Gestão ocorrerá, via de regra, no dia seguinte ao da solenidade de abertura do Congresso, das 9h00 às 15h00.

Art. 50. Para se candidatar aos cargos eletivos é necessário ser associado Titular, estar em dia com suas anuidades e não ter nenhum débito junto à Receita Federal.

Art. 51. Os cargos eletivos da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal são preenchidos por intermédio de chapas e os do CDG por candidatura individual, sendo vedada a candidatura a mais de um cargo e participar de mais de uma chapa.

Art. 52. Até o dia 30 de junho dos anos ímpares o candidato que encabeçar a chapa deverá providenciar o seu registro junto à Secretária Geral, da qual constará o nome, a qualificação, a assinatura e o cargo que cada um disputa junto com cópia do RG, CPF, CRM e Certidão Negativa de Débitos da Receita Federal.

Art. 53. O interessado em integrar o CDG deverá registrar até o dia 30 de junho dos anos ímpares, sua candidatura de forma individualizada por requerimento ao Secretário Geral, juntando cópia do RG, CPF, CRM e Certidão Negativa de Débitos da Receita Federal.

Art. 54. Sobrevindo, por qualquer motivo, vacância em algum dos cargos após o término do prazo do registro, a chapa não será anulada e caso seja a vencedora será feita eleição

suplementar para o cargo por aclamação na Assembleia Geral Ordinária.

Art. 55. A eleição será feita por cédula única, da qual constarão todas as chapas por ordem de inscrição e os candidatos ao CDG, por ordem alfabética.

  • 1º. Caberá ao associado Titular assinalar graficamente a chapa e candidato ao CDG de sua preferência.
  • 2º. Serão considerados eleitos a chapa e os quatro candidatos ao CDG que obtiverem maior número de votos.

Art. 56. Concluída a votação, a Comissão Eleitoral lavrará uma ata da qual deverá constar quantidade dos votos recebidos por candidato.

Art. 57. A ata lavrada pela Comissão Eleitoral será lida na proclamação oficial dos eleitos

durante a Assembleia Geral Ordinária e o resultado divulgado nos meios de comunicação do CBO.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

Nota Pública acerca do Projeto de Reforma Tributária CBO em Ação

Nota Pública acerca do Projeto de Reforma Tributária

DECISÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PROIBIU QUALQUER EVENTO OFTALMOLÓGICO REALIZADO POR OPTOMETRISTAS CBO em Ação

DECISÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PROIBIU QUALQUER EVENTO OFTALMOLÓGICO REALIZADO POR OPTOMETRISTAS

Justiça da Bahia determina fechamento de clínica não autorizada para fazer o atendimento oftalmológico da população CBO em Ação

Justiça da Bahia determina fechamento de clínica não autorizada para fazer o atendimento oftalmológico da população

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO