CBO em Ação

Eleições CBO - Como será a votação

Eleições CBO - Como será a votação

A eleição para Presidente, Vice-Presidente e Secretário Geral do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), quatro membros Titulares do Conselho de Diretrizes e Gestão (CDG), bem como componentes do Conselho Fiscal “Professor Heitor Marback”, gestão janeiro de 2022 a dezembro de 2023, será realizada este ano. O 1º Secretário e o Tesoureiro do CBO são de livre escolha do Presidente eleito.

A apresentação das candidaturas foi feita até o dia 30 de junho de 2021, por meio de ofício dirigido ao presidente do CBO. Foram entregues a Certidão Negativa de Débitos da Receita Federal; uma cópia do RG, do CPF e do CRM de cada candidato. Toda a documentação foi analisada e impressa, estando à disposição da Comissão Eleitoral para verificação.

Para se candidatar aos cargos eletivos, os interessados comprovaram:- ser portador de Título de Especialista, estar em dia com a anuidade e não ter nenhum débito junto à Receita Federal. Ainda, de acordo com o artigo 64 do Estatuto C.B.O., para concorrer a Membro do Conselho de Diretrizes e Gestão os associados comprovaram estar na categoria Titular há mais de 5 (cinco) anos.

Assim sendo, informamos que recebemos solicitação e documentação para inscrição de duas chapas, sendo o presidente da Chapa 1. que entregou primeiro, o Dr Cristiano Caixeta Umbelino e o presidente da Chapa 2. Dr Newton Kara José Junior.

Componentes da Chapa 1.

Presidente- Dr. Cristiano Caixeta Umbelino

Vice-Presidente- Dr. Carlos Augusto Moreira Junior

Secretário Geral- Dr. Jorge Carlos Pessoa Rocha

    

Conselho Fiscal Efetivo- Dra. Ana Luisa Hofling-Lima

Conselho Fiscal Efetivo- Dr. Newton Andrade Junior

Conselho Fiscal Efetivo- Dr.        Ricardo Lima de Almeida Neves

    

Conselho Fiscal Suplente- Dr. Daniel Vitor de Vasconcelos Santos

Conselho Fiscal Suplente- Dr. Francisco Irochima Pinheiro

Conselho Fiscal Suplente- Dra. Juliana Motta Almodin

 

Componentes da Chapa 2.

Presidente- Dr. Newton Kara José Junior

Vice-Presidente   - Dr. João Marcelo de Almeida Gusmão Lyra

Secretário Geral- Dr. Arthur Rubens Cunha Schaefer

    

Conselho Fiscal Efetivo- Dr. Rodrigo Pessoa Cavalcanti Lira

Conselho Fiscal Efetivo- Dr. Dácio Carvalho Costa

Conselho Fiscal Efetivo- Dr. Nelson Roberto Salustino Galvão

    

Conselho Fiscal Suplente- Dr, Fernando Cesar Abib

Conselho Fiscal Suplente- Dr. Paulo Ricardo de Oliveira

Conselho Fiscal Suplente- Dr. André Luis Freire Portes

Os candidatos para concorrerem às quatro vagas de Membros Titulares do C.D.G. são (em ordem alfabética):

  1. André Hermes Agnoletto
  2. Daniel Alves Montenegro
  3. Edson Carvalho da Silveira
  4. Eduardo Godinho de Sá
  5. Luiz Carlos Molinari Gomes
  6. Marcelo Jordão Lopes da Silva

Quem poderá votar?

R: Poderão votar somente associados Titulares (portadores de Título de Especialista em Oftalmologia concedido pelo CBO/AMB ou pela Comissão Nacional de Residência Médica-CNRM/MEC) em dia com suas obrigações perante o CBO, comprovada pela quitação da anuidade do ano em curso. (artigo 5, artigo 8, Art. 29 do Estatuto Social do CBO). Incluso os Titulares Honorarios.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Os portadores do Título de Especialista concedido pela Comissão Nacional de Residência Médica-CNRM/MEC devem apresentar cópia do certificado de conclusão da residência médica de instituição credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica-CNRM/MEC.

  1. Os associados que já passaram na prova, porém ainda não tem o título em mãos, poderão votar?

 

R: Não poderão votar, tendo em vista que o artigo 5º cumulativamente com o artigo 21 do Estatuto Social do CBO, preveem que o associado titular é aquele que já é portador de Título de Especialista. Dessa forma, é necessário que o associado já tenha o título de especialista confeccionado e registrado no CRM. 

  1. Quem tem RQE e não tem título pode votar?

R: Tendo em vista o disposto no Estatuto Social do CBO, não poderão votar, isso porque, o artigo 5º prevê que será Associado Titular aquele que obtiver o “Título de Especialista em Oftalmologia concedido pelo CBO/AMB ou pelo MEC/CFM”. Dessa forma, é necessário que tais oftalmologistas tenham o Título, que é o requisito para ser associado Titular.

  1. Quando será a eleição?

R: A eleição para Presidente, Vice-Presidente e Secretário Geral da Diretoria Executiva, para membros do Conselho Fiscal e membros Titulares do Conselho de Diretrizes e Gestão ocorrerá, via de regra, no dia seguinte ao da solenidade de abertura do Congresso (Regimento Interno Art. 49), dia 22 de outubro, das 9h00 às 15h00, na sala CBO 1, no bloco 1 do Centro de Convenções de Natal, Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, s/n, Ponta Negra, Natal - RN,

  1. Como devo votar?

R: A eleição se dará por voto direto e secreto. Cada associado poderá votar uma única vez, não sendo admitido voto por procuração.

O associado deverá assinar a lista de presença que servirá de base para a verificação e comprovação do quórum. (Estatuto Art. 61, Art. 28 e 29).

A eleição será feita por cédula única, da qual constarão todas as chapas por ordem de inscrição e os candidatos ao CDG, por ordem alfabética.

§1º. Caberá ao associado Titular assinalar graficamente a chapa e um candidato ao CDG de sua preferência.

§2º. Serão considerados eleitos a chapa e os quatro candidatos ao CDG que obtiverem maior número de votos. (Regimento Interno Art. 55.)

 

  1. Quando será divulgado o resultado das Eleições?

 

R: Concluída a votação, a Comissão Eleitoral lavrará uma ata da qual deverá constar quantidade dos votos recebidos por candidato.

A ata lavrada pela Comissão Eleitoral será lida na proclamação oficial dos eleitos durante a Assembleia Geral Ordinária e o resultado divulgado nos meios de comunicação do CBO. (Regimento Interno Art. 56; Art. 57).

A Assembleia Geral Ordinária será dia 22 de outubro, das 20h às 21h, no Centro de Convenções de Natal, Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, s/n, Ponta Negra, Natal – RN, provavelmente em um auditório (a confirmar).

 

  1. A Comissão Eleitoral será composta por quem?

 

R: O Presidente do CBO nomeará para compor a Comissão Eleitoral de três a dez associados Titulares que não sejam integrantes de nenhum órgão do CBO nem candidatos a qualquer cargo de eleição. (Regimento Interno: Art. 47)

A Comissão Eleitoral atuará sob a coordenação do Presidente do CBO, uma vez que os demais membros da diretoria estão comprometidos com as chapas e será responsável pela organização, pela ordem e pela garantia de transparência do processo eleitoral.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

“Saúde Ocular  é com o Médico Oftalmologista” - Entrevista do Presidente CBO à CNN CBO em Ação

“Saúde Ocular é com o Médico Oftalmologista” - Entrevista do Presidente CBO à CNN

Após denúncia dos oftalmologistas, a Justiça do Piauí proíbe mutirões de consultas e exames feitos por não médicos CBO em Ação

Após denúncia dos oftalmologistas, a Justiça do Piauí proíbe mutirões de consultas e exames feitos por não médicos

Justiça de Goiás proíbe optometrista de cometer atos que são exclusivos de médicos oftalmologistas CBO em Ação

Justiça de Goiás proíbe optometrista de cometer atos que são exclusivos de médicos oftalmologistas

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO