CBO em Ação

Em formato virtual, CBO realiza sua 4º Convenção dias 29 e 30 de janeiro

Em formato virtual, CBO realiza sua 4º Convenção dias 29 e 30 de janeiro

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realiza nos dias 29 e 30 de janeiro sua 4ª Convenção, organizada pela atual diretoria da entidade (Gestão 2020-2021). O evento que anualmente reúne os presidentes das filiadas estaduais e das sociedades temáticas de subespecialidades. Também estarão presentes os 20 médicos oftalmologias que fazem parte da Turma de Lideranças de 2020 e os membros do Conselho de Diretrizes e Gestão (CDG), órgão da entidade.

Em razão da pandemia de covid-19 e das vigentes medidas de distanciamento social, nesta edição, o encontro acontecerá em formato online, congregando virtualmente dezenas de líderes da oftalmologia no Brasil.

Conforme salienta o presidente do CBO, José Beniz Neto, o evento representa uma excepcional oportunidade para debater em conjunto as metas e diretrizes de atuação para a oftalmologia brasileira neste ano que se inicia, além de servir para apresentar um balanço dos resultados obtidos ao longo de 2020. “Nossa caminhada depende da união de forças e conhecimentos em torno de objetivos comuns. Estou convicto do compromisso de cada médico oftalmologista com o fortalecimento da especialidade, a qualidade do atendimento e a defesa dos interesses dos pacientes”, disse.

Planejamento - Considerada fundamental para alinhar estrategicamente os esforços da entidade, a 4ª Convenção do CBO promoverá apresentações e debates a respeito de temas emergentes e cruciais para os especialistas, como: o combate à invasão da atuação oftalmológica por profissionais não médicos, com foco na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 131; as perspectivas do legislativo em 2021; a inclusão da oftalmologia na Atenção Primária; e o cenário da educação e ensino no Brasil.

Na sessão dedicada aos debates em grupos, haverá a discussão sobre os seguintes assuntos: o novo normal e a oftalmologia; teleoftalmologia; currículo por competências; novos desafios da saúde suplementar; entre outros.  O encontro servirá ainda para detalhar os preparativos para o 65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, previsto para ocorrer presencialmente, de 28 a 31 de agosto de 2021, em Natal (RN); assim como discorrer sobre a experiência adquirida com o 64ª Congresso Brasileiro de Oftalmologia, realizado de 4 a 7 de setembro de 2020, de maneira pioneira em formato online, a partir de Campinas (SP).

Diabetes - Na oportunidade, também serão destacadas outras iniciativas de sucesso do CBO, realizadas em 2020, como a ação social “24h pelo diabetes”, evento online e multidisciplinar que mobilizou especialistas, pacientes e celebridades em prol da conscientização a respeito do diabetes. A grade de atividades da ação contou com reportagens, entrevistas e depoimentos exclusivos, além de serviço de teleorientação para a população em geral.

“Essa ação foi uma grande conquista do CBO. Conseguimos fortalecer nossa imagem institucional e ajudar na conscientização dos brasileiros com respeito ao diabetes e à retinopatia diabética em plena pandemia. Foi um exemplo do muito que podemos fazer pelo País”, afirmou o vice-presidente Cristiano Caixeta Umbelino, responsável pela organização do evento.

Segundo ele adiantou, a 4º Convenção do CBO reservará ainda espaço para apresentações dos projetos de comunicação e de outras áreas estratégicas para 2021, bem como para a convocação da plenária da entidade. “Juntos vamos definir as ações essenciais para o futuro da oftalmologia”, finalizou o presidente José Beniz Neto.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

Dr. José Beniz Fala sobre 80 anos de história do CBO CBO em Ação

Dr. José Beniz Fala sobre 80 anos de história do CBO

Em sua 4ª Convenção, o CBO avalia resultados em 2020 e planeja as ações para 2021 CBO em Ação

Em sua 4ª Convenção, o CBO avalia resultados em 2020 e planeja as ações para 2021

A pedido do CBO, Justiça suspende em SP lei que autorizava instalação de consultório optométrico CBO em Ação

A pedido do CBO, Justiça suspende em SP lei que autorizava instalação de consultório optométrico

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO