Oftalmologia em Notícias

Em São Gonçalo, 6 mil pacientes serão atendidos em ação promovida por médicos oftalmologistas para prevenir e tratar o diabetes

Em São Gonçalo, 6 mil pacientes serão atendidos em ação promovida por médicos oftalmologistas para prevenir e tratar o diabetes

Mais de 6 mil pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em São Gonçalo (RJ), serão beneficiados por um projeto criado por médicos oftalmologistas que atuam no município e estão mobilizados para tornar novembro um período de conscientização a respeito do diabetes, em especial com respeito à retinopatia diabética, complicação que pode levar à cegueira. A iniciativa, que conta com apoio institucional do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), integra o calendário com uma série de iniciativas que ocorrerão em diferentes estados, nesse período, como parte da luta contrao diabetes em escala mundial.

As comemorações pelo Novembro Azul incluem ainda o projeto 24 horas pelo Diabetes, coordenado pelo CBO. Em 21 daquele mês, a população terá acesso pelo canal do CBO no Youtube a reportagens, entrevistas, palestras e sessões de teleorientação com médicos. Esse foi o meio que a entidade nacional encontrou para driblar a Covid-19, cujos cuidados exigem evitar aglomerações. Em São Gonçalo, os médicos também usaram a criatividade e lançarão mão de tecnologia para reforçar os cuidados aos seus pacientes.

Acompanhamento - A partir da segunda quinzena de novembro, o H. Olhos de São Gonçalo levará às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade equipamentos especializados para a realização da retinografia digital em portadores de diabetes que já fazem acompanhamento regular. Cerca de 500 pessoas serão beneficiadas a cada mês. Os organizadores anunciam que o trabalho, que terá início em 2020, deve se estender até dezembro do ano que vem.

De acordo com o coordenador do projeto em São Gonçalo, Eduardo Kestelman, neste ano, no município, a pandemia de Covid-19 exigiu uma mudança na estratégia para prevenção da retinopatia diabética, que contará com auxílio da tecnologia. “Ao utilizar o telediagnóstico, o objetivo é estimular o distanciamento social e evitar aglomerações, levando, assim, assistência de forma segura aos pacientes”, complementou o médico oftalmologista.

O fluxo estabelecido prevê a alocação de um técnico capacitado nos postos de saúde selecionados. Ele convidará os pacientes que vão à unidade para buscar insulina, comprimidos, fitas de glicemia e outros insumos nas unidades para fazer a retinografia. As imagens capturadas presencialmente pelo técnico serão enviadas para análise à distância do médico oftalmologista responsável. O laudo técnico será diretamente encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde.

Diagnóstico - Estima-se que, em cada posto, serão examinados de 20 a 30 pacientes por dia. A intenção é levar o serviço a cinco centros de referência, permanecendo em cada unidade por dois meses, em esquema de revezamento. O presidente do CBO, José Beniz Neto, alerta para a importância do diagnóstico precoce da retinopatia. “Quanto mais cedo, médico e pacientes estão cientes da existência de problemas, mais cedo pode-se iniciar o tratamento adequado, o que traz maior qualidade de vida e ajudar a evitar o avanço da doença”, ressaltou.

De modo complementar, o coordenador do projeto 24 horas pelo Diabetes, Cristiano Caixeta Umbelino, destaca ainda que esse cuidado com o diagnóstico e o tratamento precoce do diabetes e de suas complicações exige engajamento de todos. Segundo ele, “a iniciativa do CBO, ao juntar nas mídias sociais conteúdo qualificado e validado cientificamente a respeito do diabetes, visa, sobretudo, tirar a população de sua zona de conforto e confrontá-la com os riscos dessa doença. Mas não faremos apenas o alerta, vamos oferecer orientação sobre como enfrentar uma nova realidade, em caso de diagnóstico positivo. Na base de tudo está o autocuidado, o compromisso individual de cada um com seu bem-estar”.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

Relação de Aptos Para a Prova Nacional de Oftalmologia Oftalmologia em Notícias

Relação de Aptos Para a Prova Nacional de Oftalmologia

Médicos oftalmologistas de Belo Horizonte atendem mais 1,2 mil pacientes para prevenir a cegueira causada pelo diabetes Oftalmologia em Notícias

Médicos oftalmologistas de Belo Horizonte atendem mais 1,2 mil pacientes para prevenir a cegueira causada pelo diabetes

Na Bahia, médicos oftalmologistas mobilizam pacientes do SUS para prevenir a cegueira causada pelo diabetes Oftalmologia em Notícias

Na Bahia, médicos oftalmologistas mobilizam pacientes do SUS para prevenir a cegueira causada pelo diabetes

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO