Jurídico

Após denúncia do CBO, a Justiça determina que ótica no Pará para de promover o exercício ilegal da medicina

Após denúncia do CBO, a Justiça determina que ótica no Pará para de promover o exercício ilegal da medicina

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 75/2024

DEPARTAMENTO JURÍDICO DO CBO

 

A Justiça do Pará determinou à Ótica Ana Clara, em Capanema (PA), que suspenda imediatamente a promoção de atividades que caracterizam o exercício ilegal da medicina no campo da oftalmologia. A empresa também foi condenada a não realizar anúncios em quaisquer veículos de informação, inclusive redes sociais, que façam alusão à oferta de serviços que são privativos de médicos, mas que, na verdade, seriam realizados por pessoas sem essa qualificação.

Esse foi o resultado de ação pública movida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) contra a Ótica Ana Clara, que foi avaliada pelo juiz Alan Rodrigo Campos. Entre as atividades consideradas privativas do médico oftalmologista e que estavam sendo promovidas pelo estabelecimento estão ações que contrariam o que está previsto na Lei do Ato Médico (12.842/13).

Por essa norma em vigor, são atos exclusivos do médico: a realização de consultas, o diagnóstico de doenças, a prescrição de tratamentos, incluindo medicamentos e lentes de grau, durante o acolhimento de pacientes em busca de solução para problemas oculares.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

MINISTÉRIO  PÚBLICO  DO CEARÁ  SOLICITOU INSPEÇÃO PELA AGEFIS NA  CLÍNICA ADOLFO LUTZ. Jurídico

MINISTÉRIO PÚBLICO DO CEARÁ SOLICITOU INSPEÇÃO PELA AGEFIS NA CLÍNICA ADOLFO LUTZ.

MINISTÉRIO PÚBLICO DE SÃO PAULO  DETERMINA  INSTAURAÇÃO  DE  INVESTIGAÇÃO CRIMINAL EM FACE DO  PROJETO ÓCULOS PARA TODOS. Jurídico

MINISTÉRIO PÚBLICO DE SÃO PAULO DETERMINA INSTAURAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL EM FACE DO PROJETO ÓCULOS PARA TODOS.

APÓS DENÚNCIA DO CBO MINISTÉRIO  PÚBLICO DE SÃO PAULO INFORMA A  EXCLUSÃO DE ANÚNCIO DO PRODUTO  ÓCULOS INTELIGENTE TITANIUM TR-90  E DO SITE DA EMPRESA QUE O VENDIA. Jurídico

APÓS DENÚNCIA DO CBO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SÃO PAULO INFORMA A EXCLUSÃO DE ANÚNCIO DO PRODUTO ÓCULOS INTELIGENTE TITANIUM TR-90 E DO SITE DA EMPRESA QUE O VENDIA.

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2024
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO