INFORMATIVO JURÍDICO Nº 07/2025
DEPARTAMENTO JURÍDICO DO CBO
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realizou uma denúncia à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contra a empresa M.R. OEMED Indústria Farmacêutica Ltda. A decisão foi tomada após identificação de comercialização irregular do suplemento alimentar líquido Cury Vision. A iniciativa foi motivada por um vídeo divulgado no perfil "Cury Vision" no Facebook, no qual diversas figuras públicas são inseridas artificialmente para recomendar o produto.
No material publicitário, o suplemento é promovido como um tratamento natural, aprovado pela Anvisa e indicado para catarata, glaucoma e regeneração da visão, porém não apresenta qualquer comprovação científica. O canal de vendas utilizado é um número de WhatsApp, associado a uma empresa de Cotia (SP).
Assim como em outras denúncias já apresentadas pelo CBO, o suplemento comercializado em grandes sites apresenta alegações enganosas de cura para doenças oculares, o que fere as normas sanitárias. Por essa razão, além da denúncia encaminhada à Anvisa, foi elaborada a ação judicial para coibir a venda do produto.
O CBO reforça que qualquer substância de tratamento para doenças oculares deve ser prescrita por médicos oftalmologistas e alerta para os riscos do uso indiscriminado de produtos sem comprovação científica. Em reportagem já publicada sobre o caso no Estadão, a entidade orientou a população a não adquirir colírios ou suplementos para tratamento ocular sem prescrição médica.
Você precisa estar logado para acessar essa página