Jurídico

Ministério Público investiga atuação irregular de optometrista em Itupeva (SP)

Ministério Público investiga atuação irregular de optometrista em Itupeva (SP)

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 05/2025

DEPARTAMENTO JURÍDICO DO CBO

 

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) encaminhou uma denúncia ao Ministério Público (MP) sobre a atuação irregular de uma optometrista na Ótica VIP, em Itupeva, no estado de São Paulo. A denúncia aponta que a profissional realizava diagnósticos e prescrições de tratamentos, o que é proibido pela Lei do Ato Médico. Tanto diagnóstico e quanto a prescrição de tratamento oftalmológico são atividades exclusivas de médicos oftalmologistas.

Com base na denúncia, o Ministério Público instaurou um inquérito civil para investigar as possíveis irregularidades. Foram determinadas notificações aos envolvidos, requisição de informações e a realização de vistoria no estabelecimento. A optometrista e a Ótica VIP deverão fornecer esclarecimentos dentro do prazo de 30 dias, enquanto a Vigilância Sanitária avaliará as condições do local.

Além disso, o Ministério Público solicitou consultas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outras verificações para aprofundar a investigação.

O CBO seguirá acompanhando o caso e reafirma seu compromisso com a defesa da oftalmologia ética e qualificada no Brasil.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

Informativo Jurídico nº 171/2025 Jurídico

Informativo Jurídico nº 171/2025

Procon Estadual do Espírito Santo acolhe posicionamento do CBO e anuncia medidas conjuntas para coibir a oferta ilegal de exames de vista por óticas. Jurídico

Procon Estadual do Espírito Santo acolhe posicionamento do CBO e anuncia medidas conjuntas para coibir a oferta ilegal de exames de vista por óticas.

Justiça proíbe optometristas de realizarem exames oftalmológicos e implantes oculares no RN, reconhecendo exercício ilegal da medicina. Jurídico

Justiça proíbe optometristas de realizarem exames oftalmológicos e implantes oculares no RN, reconhecendo exercício ilegal da medicina.

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2025
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO