Em mais uma significativa ação social, médicos oftalmologistas voluntários participaram da Pop Rua Jud, realizada em 10 e 11 de julho no Terreiro de Jesus, centro histórico da cidade, na qual foram 250 moradores de rua e pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social receberam atendimento oftalmológico.
A assistência oftalmológica da ação foi coordenada pela médica Christine Sampaio, da Sociedade Bahiana de Oftalmologia (SOFBA), e contou com a participação de inúmeros colegas, residentes do HUPES, Santa Luzia, IBOPC e Hospital Santo Antonio e acadêmicos de medicina. A presidente do CBO, Wilma Lelis, também esteve presente no mutirão, representando a entidade. A clínica COSB contribuiu cedendo aparelhos para realização de exames e funcionários para manuseá-los. As empresas Cristália, Abbvie, Ofta e Genon doaram colírios.
Como resultado da ação, foram entregues 188 pares de óculos, doados pela One Sight, entidade ligada à empresa EssilorLuxottica. Os casos mais complexos foram encaminhados para atendimento em clínicas do SUS da capital baiana e alguns pacientes receberão seus óculos posteriormente.
Pop Rua Jud
Pop Rua Jud é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo da ação é oferecer à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia no âmbito do Judiciário, possibilitando o acesso à Justiça de modo simplificado e efetivo. Paralelamente a esse objetivo principal, o mutirão também promove diversos serviços destinados como atendimento odontológico, emissão de documentos, encaminhamento oportunidades de emprego, assistência social, corte de cabelo e outros, entre os quais um dos mais procurados é o atendimento oftalmológico.
Esse atendimento integra a parceria entre CBO e CNJ e vem ampliando o acesso à saúde ocular da população alvo por meio exames, emissão de laudos, doação de óculos, capacitação de voluntários e apoio a encaminhamentos especializados.
No Pop Rua Jud de Salvador, a organização geral coube ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e contou com a participação de diversas instituições como a Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Defensorias Pública Estadual e da União, Ministério Público Federal e Estadual, Procuradoria de Direitos Humanos do MPF, INSS, Prefeitura, Governo do Estado da Bahia, UFBA, Senac, SAC, Arpen, Voluntárias Sociais e Movimento Nacional da População de Rua.
Você precisa estar logado para acessar essa página