Notícias

Conselho Brasileiro de Oftalmologia inicia nova gestão 2024-2025 com primeira mulher na Presidência

Conselho Brasileiro de Oftalmologia inicia nova gestão 2024-2025 com primeira mulher na Presidência

A médica oftalmologista Wilma Lelis Barboza Lorenzo Acácio, ocupa, a partir desta semana, a Presidência do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Paranaense de família mineira, ela mora há 23 anos em Taubaté – a 139 quilômetros da capital de São Paulo. É primeira vez que uma mulher assume essa posição dentro da entidade que completou 82 anos, em 2023. A nova presidente aposta na palavra “participação” como lema para impulsionar o trabalho a ser realizado.

“Eu desejo que todos os oftalmologistas estejam cada vez mais próximos do CBO. É necessário que todos compreendam a importância dessa instituição em nossa vida profissional, para que todos possamos estar unidos e participarmos ativamente do Conselho. Estamos prontos para ouvi-los. Certamente, essa participação nos tornará mais fortes, mais representativos do que já somos e, assim, conseguiremos alcançar nossas prioridades", comenta a nova presidente.

Wilma Lelis responderá pelo CBO na Gestão 2024-2025. Sua diretoria é integrada por Newton Andrade Júnior (vice-presidente), Maria Auxiliadora Frazão (secretária-geral), Frederico Pena (tesoureiro) e Lisandro Sakata (1º secretário). Eles foram escolhidos para essas funções em eleição realizada durante o 66º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, realizado em setembro passado, em Fortaleza (CE).

Além deles, a votação também definiu quatro novos membros titulares do Conselho de Diretrizes de Gestão (CDG). São eles, médicos oftalmologistas Bruno Fontes, George Carneiro, Márcia Salomão e Roberto Galvão Filho. Juntos, todos passam a contribuir com os rumos da principal entidade representativa da oftalmologia no País.

Competência – Wilma Lelis assume a presidência do CBO com um histórico reconhecido pelo engajamento em defesa dos interesses da oftalmologia e dos pacientes, participando ativamente de ações estratégicas com foco na defesa profissional e na melhoria da assistência oftalmológica. Essas características se destacam em sua em diversas entidades.

No CBO, foi 1ª secretária na Gestão 2022-2023 e membro eleita do CDG (2020-21). Wilma Lelis também já comandou a Sociedade Brasileira de Glaucoma (2017-2019) e a Sociedade Latino-Americana de Glaucoma, na qual faz parte do Conselho Consultivo.

No campo acadêmico, ela tem doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde permanece como assistente voluntária e professora coordenadora da oftalmologia da Universidade de Taubaté. Nessa escola, já presidiu a Comissão de Residência Médica (Coreme).

 

Para Cristiano Caixeta Umbelino, presidente da gestão anterior do CBO, a nova presidente já demonstrou seu comprometimento com a excelência da oftalmologia brasileira. “O CBO está sob a liderança de alguém com potencial para impulsionar avanços na defesa profissional, aprimorar o ensino médico e elevar a qualidade do atendimento aos pacientes. Este é um trabalho contínuo da nossa entidade, que agora segue liderada por uma oftalmologista comprometida com a ética, a segurança e a eficiência, como atesta suas trajetórias pessoal e profissional”.

Da mesma forma, em nome do Plenário do CFM, o presidente José Hiran da Silva Gallo parabenizou Wilma Lelis pelo seu mandato. Segundo ele, é uma profissional reconhecida por atuação exemplar. “O Conselho Federal de Medicina deseja que essa oportunidade de liderar uma entidade tão importante e respeitada seja profícua e marcada por uma defesa arraigada dos interesses da classe médica e da sociedade”, ressaltou.

Votos de boa gestão também foram encaminhados pelo presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Fernandes, que ressaltou as características manifestadas por Wilma Lelis em sua trajetória acadêmica e profissional. “Essas qualidades a credenciam a assumir esta importante posição de liderar os oftalmologistas no Brasil em relação às suas aspirações, aos seus pleitos. Tenho absoluta certeza de que ela o fará com a competência com a qual tem desenvolvido todas as suas atividades ao longo de sua vida. Vale lembrar também o fato da maior importância: ser a primeira mulher que assume posição tão honrosa dentro da comunidade oftalmológica”, disse.

Prioridades – A gestão eleita para mais um capítulo da história do CBO aposta na unidade da oftalmologia nacional. Para isso, promete ampliar a comunicação com os colegas para entender os problemas e desafios dos oftalmologistas em consultórios e clínicas. Essa aproximação também deve ocorrer com a população, alinhando esforços com entidades e instituições da sociedade civil.

A Gestão 2024-205 projeta ainda um amplo trabalho na área de Defesa Profissional, atuando em diferentes esferas que definem o setor (Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS -, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa -, operadoras, instituições de defesa do consumidor, CADE, AMB, CFM).

O trabalho para inserir a oftalmologia na atenção primária dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) será ponto forte da gestão liderada por Wilma Lelis, assim como o desenvolvimento do Programa de Saúde Ocular Comunitária, que ampliará a capacitação dos médicos e atenderá à população mais necessitada.

Já na esfera dos planos de saúde, o trabalho da atual Gestão terá como foco o respeito à autonomia dos médicos e a valorização do trabalho dos especialistas. Junto ao Congresso Nacional, estão previstas ações regulares, com o apoio da Frente Parlamentar Mista da Medicina e da Frente Parlamentar da Saúde, em torno de temas como a defesa do ato médico e a qualificação do atendimento, em geral.

“Sabemos que há muitos desafios para a medicina neste momento. Transformações sociais, inovação acelerada nas áreas de tecnologia e ensino, e mudanças nas relações de trabalho têm ocupado grande espaço entre as inquietações de médicos de diferentes especialidades e momentos de carreira. Estamos prontos para enfrentar esses desafios! ”, expressa a presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Wilma Lelis.

 

360° Comunicação Integrada

Assessoria de imprensa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)

Contatos: (84) 98627-6893 – Francisco | (61) 98144-2628 - Paulo Henrique

E-mail: oftalmologia@360comunicacao.com


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

Eleições CBO 2025 Notícias

Eleições CBO 2025

Decisões judiciais reforçam proibição de prescrições por optometristas e realização de exames em óticas Notícias

Decisões judiciais reforçam proibição de prescrições por optometristas e realização de exames em óticas

Oftalmologia Participa da Solenidade de Abertura do 29º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes Notícias

Oftalmologia Participa da Solenidade de Abertura do 29º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2025
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO