Oftalmologia em Notícias

GESTÃO 2026-2027 | Diretoria do CBO assume com foco em diálogo e atuação técnica

GESTÃO 2026-2027 | Diretoria do CBO assume com foco em diálogo e atuação técnica

Janeiro marca o início de um novo ciclo no Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A entidade passa a ser conduzida, no biênio 2026–2027, por uma diretoria que assume a missão declarada de aproximar realidades, fortalecer a representação institucional e responder aos desafios que hoje moldam o exercício da especialidade no Brasil. Eleita durante o 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em setembro, em Curitiba (PR), o grupo chega ao comando do CBO carregando, no próprio nome com o qual disputou o pleito (Conexão), a síntese de seu projeto.

À frente do grupo diretor está Maria Auxiliadora Monteiro Frazão, médica oftalmologista que já conhece de perto a dinâmica institucional do CBO. Graduada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), ela construiu sua trajetória na entidade por mais de uma década, tendo exercido funções estratégicas, como coordenadora da Comissão de Ensino e secretária-geral.

Em suas primeiras declarações como presidente, Auxiliadora, como costuma ser chamada pelos colegas, defendeu o equilíbrio entre continuidade e renovação. “O CBO atua hoje em diversas frentes, do ensino à defesa profissional, o que exige um trabalho permanente. Ao mesmo tempo em que valorizamos o que já foi feito, estamos atentos às mudanças necessárias para o presente e o futuro da especialidade. Com uma diretoria plural e experiente, nosso compromisso é seguir avançando com responsabilidade, senso crítico e capacidade de expansão”, ressaltou.

Composição – Profissionais qualificados, com experiência em liderança e gestão, além de trajetórias construídas em diferentes regiões e contextos, ocupam os demais cargos da diretoria que inicia seus trabalhos. Daniel Alves Montenegro assume a Vice-Presidência, Mauro Goldbaum ocupa a Secretaria-Geral, Frederico Valadares de Souza Pena está na 2ª Secretaria, Lisandro Massanori Sakata responde pela Tesouraria e Cláudia Galvão Pedreira completa o grupo como 2ª tesoureira. “O perfil dos novos diretores eleva nosso nível de responsabilidade, compromisso e, sobretudo, capacidade de análise”, declarou a presidente do CBO.

CONHEÇA A NOVA COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DO CBO (LINK)

Além da nova Diretoria Executiva, o início do biênio 2026–2027 também marca a posse dos novos integrantes do Conselho de Diretrizes de Gestão (CDG): Amilton de Almeida Sampaio Júnior, Breno Barth Amaral de Andrade, Márcia Regina Issa Salomão Libânio e Marcos Pereira Vianello. Também passam a integrar a estrutura institucional do CBO os novos membros do Conselho Fiscal: Marcelo Carvalho Ventura Filho, Márcia Cristina de Toledo, Raissa Braúna Moreira Lima, Denise Fornazari, Ricardo Morschbacher e Christiana Hilgert.

Ao assumir a Presidência do CBO, Maria Auxiliadora Frazão sucede Wilma Lelis Barboza (2024–2025) e se torna a segunda mulher a ocupar a cadeira, reforçando o espaço que a presença feminina vem conquistando na oftalmologia brasileira. Segundo ela, “o CBO estará sempre aberto para todos, mulheres e homens. O protagonismo feminino já é uma realidade no sustento das famílias e locais de trabalho, e precisa se refletir também nos espaços de lideranças e de gestão”.

Compromissos – Entre as propostas de atuação da diretoria recém-empossada, a ideia de conexão ganha forma, sobretudo, na prioridade dada à interiorização. A nova gestão se propõe a estreitar os laços com oftalmologistas que atuam em pequenos municípios e regiões distantes dos grandes centros, estimulando lideranças locais. Assim, segundo os diretores, a proposta é menos distância e mais diálogo. Em um país de dimensões continentais, a escuta, a integração e a construção coletiva serão estratégias para reafirmar o papel do CBO como elo entre oftalmologistas, instituições e sociedade.

“Queremos estar próximos desses colegas, e a representação em diferentes regiões do país aumenta nosso alcance”, afirma a presidente Auxiliadora. Para ela, aproximar-se também significa ouvir: “queremos abrir portas para que os colegas nos procurem e encontrem no CBO um espaço de comunicação aberta e de escuta atenta”.

Outro desafio central da nova gestão é a defesa profissional, em que o combate ao exercício ilegal da medicina ocupa lugar de destaque na agenda do CBO. “Essa é uma responsabilidade que envolve tanto a proteção da saúde ocular da população quanto a valorização do ato médico e ensino de qualidade”, pontua Auxiliadora. A proposta da nova diretoria é atuar de forma técnica, articulada e contínua, com agenda presencial em Brasília ao menos uma vez por mês.

Evidências – No diálogo com o Sistema Único de Saúde (SUS), o uso estratégico de dados compilados pelo Observatório CBO passa a subsidiar ainda mais a formulação de propostas relacionadas à organização da rede de cuidados e à ampliação do acesso da população aos serviços, como nos debates sobre a oferta da oftalmologia na atenção primária. A diretoria está confiante no propósito de qualificar esse debate com gestores públicos, com base em evidências alinhadas às necessidades da população.

Já na relação com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o setor de saúde suplementar, de modo mais amplo, o foco recai sobre temas como remuneração e condições de trabalho dos oftalmologistas. Mais uma vez, o uso sistemático do Observatório CBO deverá embasar negociações técnicas e fortalecer o posicionamento institucional da entidade, apostam os diretores do CBO.

“O Conselho Brasileiro de Oftalmologia lidera e representa, mas só cumpre esse papel com a participação de todos. Por isso, convido os oftalmologistas a se juntarem a nós. Vivemos em um mundo cada vez mais interligado, e é fundamental estarmos cada vez mais próximos. A força se constrói com reflexões maduras, ações possíveis e união”, conclui a nova presidente do CBO.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

CBO divulga 10 recomendações para foliões evitarem lesões nos olhos Oftalmologia em Notícias

CBO divulga 10 recomendações para foliões evitarem lesões nos olhos

Competência técnica, compromisso institucional e experiência em liderança compõem perfil de diretores Oftalmologia em Notícias

Competência técnica, compromisso institucional e experiência em liderança compõem perfil de diretores

Nova presidente do CBO destaca desafios e caminhos para fortalecer a oftalmologia brasileira Oftalmologia em Notícias

Nova presidente do CBO destaca desafios e caminhos para fortalecer a oftalmologia brasileira

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2026
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO