Metodologias ativas de ensino-aprendizagem
CAPACITAÇÃO/ATUALIZAÇÃO
Formação de preceptores em metodologias ativas
Apresentação:
As metodologias ativas de ensino aprendizagem e as estratégias educacionais têm se mostrado potentes para o desenvolvimento de capacidades críticas, reflexivas e compromissadas com a transformação das práticas. Particularmente em currículos integrados e programas orientados por competência, o desafio de atualizar e capacitar educadores em tecnologias educacionais inovadoras tem mobilizado profissionais e instituições no sentido de darem resposta aos novos requerimentos da educação no século XXI.
Objetivos
- Promover a capacitação de profissionais em tecnologias educacionais inovadoras, com ênfase em metodologias ativas de ensino-aprendizagem no contexto de currículos integrados e orientados por competência.
- Promover a concepção sociointeracionista da educação, voltada à transformação crítica e reflexiva das práticas dos educandos;
- Transferir tecnologia para o processamento de situações problema e narrativas de prática, utilizando a aprendizagem baseada em problemas com ênfase na espiral construtivista;
- Transferir tecnologia para a utilização combinada de razão e emoção com vistas à potencialização da aprendizagem e à atuação ética e humanizada;
Carga horária presencial on line - plataforma virtual
- Atualização: 75 horas (42 horas presenciais via plataforma on line com os professores e 33 horas de atividades individuais) de agosto a novembro 2024;
14 encontros semanais
- Quintas feiras: 19h00 às 22h00
- Responsável: Profª Drª. Valéria Vernaschi Lima
Cronograma:
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Estratégias Metodológicas:
- Vivências nas metodologias educacionais abordadas e simulações no papel de facilitador de pequenos grupos;
- Produção de projetos educacionais (especialização).
Conteúdos Programáticos
- processos educacionais – como as pessoas aprendem;
- como as diferentes gerações aprendem: valores e interesses.
- currículos orientados por competência e trajetórias singulares;
- atribuição de atividades e responsabilidades aos residentes - EPA
- aprendizagem baseada em problemas (PBL) e em equipes (TBL);
- oficinas instrumentais de tecnologias educacionais interacionistas;
- preceptoria/mentoria: portfólio, avaliações formativas e somativa;
- feed back clínico em cenários reais do trabalho;
Vagas Ofertadas: 10
Público-Alvo
- Coordenadores dos programas de residência/especialização;
- Preceptores dos programas de residência/especialização.
Requisitos:
- Ser associado(a) do Conselho Brasileiro de
- Título de Especialista em Oftalmologia AMB/CBO ou CNRM/MEC.
- Possuir vínculo profissional como preceptor(a) ou coordenador(a) em Curso de Especialização em Oftalmologia credenciado CBO ou, em PRM credenciado da CNRM/MEC.
Documentação Para Inscrição:
- Currículo resumido (incluir nome completo, celular, e-mail).
- Manifestação de intenção e disponibilidade para participar do Elaborar uma manifestação reflexiva (máximo 300 palavras) que responda à questão: “Por que quero participar desta iniciativa?
Inscrições:
- Encaminhar e-mail para [email protected] com a documentação solicitada nos requisitos, até dia 11/08/2024.
- É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) efetivar e confirmar o recebimento da inscrição, quando do envio das documentações
- Dúvidas serão esclarecidas, exclusivamente, pelo e-mail: [email protected]
Seleção:
- Análise do currículo resumido
- Análise do texto com o memorial da trajetória profissional e manifestação de intenção e disponibilidade para participar do curso, que responda à questão: “Por que quero participar desta iniciativa?
Resultado Final:
O resultado dos classificados será divulgado no dia 15/08/2024 no site https://cbo.com.br
Disposições Gerais
Do resultado da seleção não cabe recurso.
Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação da Comissão de Ensino.
São Paulo, 12 de julho de 2024.
Jair Giampani Jr.
Coordenador da Comissão de Ensino
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Wilma Lelis
Presidente
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