Em um processo democrático e transparente, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realizou na quarta-feira (28) a eleição da sua nova diretoria, que conduzirá a entidade no biênio 2026-2027. A votação aconteceu durante o 69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Pela primeira vez, o processo ocorreu em formato híbrido, com votação presencial no estande do CBO e também online, pela plataforma VoteCBO.
O anúncio oficial do resultado aconteceu durante a Assembleia Geral do CBO. Estavam aptos a participar os associados titulares
adimplentes em 2024 e 2025 que puderam escolher os membros a nova Diretoria Executiva e quatro Membros Titulares do Conselho de Diretrizes da Gestão (CDG).
No total, a Chapa Conexão, única inscrita, recebeu 95,7% dos votos válidos, excluindo os nulos e brancos, sendo que 66,7% foram enviados por meio da plataforma VoteCBO, acessível por smartphone ou computador. O resultado foi recebido com emoção pela oftalmologista Maria Auxiliadora Monteiro Frazão, que será a próxima presidente.
Ela agradeceu aos outros membros da Chapa Conexão e a todos os eleitores do CBO. Numa breve mensagem, ressaltou que o grupo assumiu um compromisso com toda a oftalmologia brasileira e tem total consciência da responsabilidade que é dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito pelas sucessivas gestões à frente do Conselho, estando ciente desafios e das novas realidades que exigem ações e reflexões profundas da especialidade.
Além de Maria Auxiliadora Monteiro Frazão na Presidência, a Chapa Conexão é composta por Daniel Alves Montenegro (vice-presidente), Mauro Goldbaum (secretário-geral), Frederico Valadares de Souza Pena (2º secretário), Lisandro Massanori Sakata (tesoureiro) e Cláudia Galvão Pedreira (2ª Tesoureira).
Também foram eleitos os novos membros do Conselho de Diretrizes da Gestão (CDG) Amilton Sampaio, Breno Barth Amaral de Andrade, Márcia Regina Issa Salomão Libânio e Marcos Pereira Vianello.
O processo foi conduzido pela Comissão Eleitoral, composta por Newton Andrade Júnior (coordenador), Bruno Campelo Leal, Fernanda Belga Ottoni Porto, José Beniz Neto, Juliano Pretto, Keila Miriam Monteiro de Carvalho e Rodrigo Leivas Lindenmeyer.
O mandato da nova gestão eleita durante o 69º Congresso terá início em janeiro de 2026. Conheça a seguir um pouco da trajetória dos novos gestores do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Você precisa estar logado para acessar essa página