Em Brasília, CBO participa de solenidade no Superior Tribunal de Justiça focada no atendimento social em saúde ocular

Em Brasília, CBO participa de solenidade no Superior Tribunal de Justiça focada no atendimento social em saúde ocular

Uma convergência de projetos e de parcerias institucionais proporcionou a entrega de óculos a colaboradores terceirizados do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na quarta-feira (17), em Brasília (DF). A ação faz parte do Projeto Saúde Ocular, coordenado pela Secretaria de Serviços Integrados de Saúde e inspirado nos projetos sociais do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

“Trouxe para o Tribunal o que vivi e aprendi quando fui presidente do CBO Piauí: formas de mostrar que é possível construir alternativas”, afirmou Teresinha Raulino, médica do STJ e uma das coordenadoras da iniciativa.

Com a presença da presidente do CBO, Wilma Lelis, e do ex-presidente, coordenador de Campanhas Sociais do CBO e membro do Conselho de Diretrizes e Gestão (CDG), Cristiano Caixeta Umbelino, Cristiano Caixeta Umbelino, a solenidade de entrega foi aberta pelo diretor-Geral do Tribunal, Sérgio Pedreira. Participaram do evento a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura.

Processo - Além dela, também assistiram a solenidade os ministros Nancy Andrighi, Antônio Carlos Ferreira e Eliana Calmon, atualmente aposentada, que foram informados sobre todo o processo. A iniciativa dessa ação social começou após estudantes do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), mantido pelo STJ, apresentarem dificuldades visuais. Assim, surgiu a ideia de para promover a saúde ocular dos colaboradores vinculados a essa ação.

Muitos envolvidos atuaram de forma voluntária: os que cederam os espaços para os atendimentos, médicos oftalmologistas e doadores de armações e lentes. Até o momento, 143 prestadores de serviço terceirizados do STJ foram examinados.

Um dos contemplados pelas doações, Matheus Dias, de 24 anos, afirmou que há bastante tempo sabia que precisava de óculos. “Não dava para usar, porque é caro. O projeto é maravilhoso. Ajudou muitas pessoas que realmente precisam enxergar melhor e ter mais foco no aprendizado”, afirmou.

Participação do CBO – Durante o evento, o CBO teve a oportunidade de informar os presentes sobre um pouco do que é realizado pela oftalmologia brasileira. Em sua participação, a presidente Wilma Lelis reforçou a importância da educação.  

“Queremos que cada um leve uma mensagem para casa: aprendam, porque conhecimento é saúde. É o conhecimento que faz com que não caiamos em armadilhas, que possamos nos cuidar melhor. Não só de nós, mas de nossas famílias”, disse.

Durante sua exposição, Wilma Lelis abordou o cenário de baixa visão no mundo, as principais doenças oculares no Brasil, os percentuais de pessoas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e as formas de prevenção. A presidente também apresentou os projetos sociais do CBO.

Por sua vez, Cristiano Caixeta ressaltou o valor do trabalho dos professores e a atmosfera de emoção presente no evento. “Toda a conquista advém dos ensinamentos de um professor. A emoção de um professor é a mesma emoção que nós, médicos, temos ao atender um paciente no consultório e entregar dignidade a ele. A visão é a melhor forma de fazer isso, pois essa pessoa passa a interagir, aprender e fazer parte de uma sociedade na qual estamos inseridos”.

 


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

 Conselho marcou presença no primeiro dia do 2º Congresso de Medicina Geral da Associação Médica Brasileira realizado pela AMB Notícias

Conselho marcou presença no primeiro dia do 2º Congresso de Medicina Geral da Associação Médica Brasileira realizado pela AMB

 Projeto que pretende incluir a dispensação de óculos e próteses oculares no rol de serviços oferecidos pelo SUS é distribuído para análise das Comissões Notícias

Projeto que pretende incluir a dispensação de óculos e próteses oculares no rol de serviços oferecidos pelo SUS é distribuído para análise das Comissões

Organização social convoca oftalmologistas voluntários  para expedição de saúde durante o rally do Sertões Oftalmologia em Notícias

Organização social convoca oftalmologistas voluntários para expedição de saúde durante o rally do Sertões

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2024
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO