Jurídico

Procon Estadual do Espírito Santo acolhe posicionamento do CBO e anuncia medidas conjuntas para coibir a oferta ilegal de exames de vista por óticas.

Procon Estadual do Espírito Santo acolhe posicionamento do CBO e anuncia medidas conjuntas para coibir a oferta ilegal de exames de vista por óticas.

Informativo Jurídico nº 121/2025

 

A reunião foi realizada no dia 27/06/2025 e contou com a presença de representantes do PROCON Estadual do Espírito Santo, Leticia Coelho - Presidente do Procon ES, Fabricio Pancotto - Diretor de Fiscalização do Procon ES e o Dr. Junior Rodrigues, Diretor do Procon Municipal de Nova Venécia-ES.

Durante a reunião, os PROCONs estadual e municipal:

  • Concordaram integralmente com o conteúdo exposto pelo CBO, reconhecendo que a oferta de exames oftalmológicos por óticas é ilegal;
  • Informaram que o PROCON Estadual do ES pretende emitir notificação orientadora a todos os PROCONs municipais capixabas, com diretrizes claras sobre fiscalização e penalidade a estabelecimentos óticos que ofertem exames de vista ilegalmente;
  • Propuseram inserir o CBO em futuras agendas regionais com PROCONs municipais, para disseminação de palestras e ações educativas semelhantes à realizada em Nova Venécia;
  • Confirmaram que será promovida uma reunião conjunta com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CADC), para articulação de ações repressivas à prática;
  • Mencionaram que integram o Colégio de PROCONs Estaduais, demonstrando interesse em ampliar futuramente essa parceria para outros estados, com o apoio técnico do CBO.

A reunião representou um avanço significativo na interlocução institucional do CBO com os órgãos de defesa do consumidor, estabelecendo alinhamento com o PROCON Estadual do Espírito Santo e abrindo caminho para uma atuação coordenada e de maior escala contra a prática ilegal de exames de vista por óticas.


Deixe um comentário

Compartilhar artigo nas redes sociais

Outras publicações

Justiça proíbe optometristas de realizarem exames oftalmológicos e implantes oculares no RN, reconhecendo exercício ilegal da medicina. Jurídico

Justiça proíbe optometristas de realizarem exames oftalmológicos e implantes oculares no RN, reconhecendo exercício ilegal da medicina.

DECISÃO FAVORÁVEL NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA A ÓTICA “FÁBRICA DE ÓCULOS QUIXADÁ” Jurídico

DECISÃO FAVORÁVEL NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA CONTRA A ÓTICA “FÁBRICA DE ÓCULOS QUIXADÁ”

REUNIÃO COM PROCONS MUNICIPAIS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO E MINISTÉRIO PÚBLICO Jurídico

REUNIÃO COM PROCONS MUNICIPAIS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO E MINISTÉRIO PÚBLICO

Conselho Brasileiro de Oftalmologia | Todos os direitos Reservados 2025
Rua Casa do Ator, 1117 Cj. 21 CEP: 04546-004 São Paulo - SP
Tel:+55(11)3266-4000 | www.cbo.com.br | Politica de Privacidade


Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube

Você precisa estar logado para acessar essa página

FALE COM O CBO